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Joaquim Oliveira, reputado jornalista da especialidade, Vice-Presidente do Júri do Car of the Year (COTY), que anualmente e através de um júri europeu formado por 58 jornalistas de 22 países, elege um modelo como sendo o produto mais importante do ano lançado pela indústria automóvel, publicou na Auto Foco de 30 de Novembro último um ensaio comparativo entre o recentemente lançado Kia Niro e o seu concorrente mais directo.

Transcrevemos partes da sua publicação onde pode verificar e apreciar as qualidades intrínsecas deste novo modelo híbrido da Kia, que marca já uma posição de destaque no panorama automóvel mundial.

A marca de referência nos automóveis híbridos parece estar em apuros na avaliação das valências do seu último modelo face ao Kia Niro, e a coisa piora quando os carros começam a andar. O Kia híbrido tem um funcionamento mais agradável, por utilizar uma transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades e não uma caixa de variação continua que o concorrente teimosamente insiste em utilizar para combinar com o motor a gasolina, sempre com a aquela sensação de funcionamento de máquina de lavar quando precisamos de puxar um pouco mais pela motorização. O motor do Niro é mais evoluído, agradando a forma como se sente a resposta do sistema de propulsão, seja em que regime for, cortesia da energia eléctrica que chega em auxílio do motor a gasolina nesta nova unidade 1.6 GDi, que iguala a eficiência térmica de 40% que constitui um recorde mundial para automóveis de produção em serie com motor de combustão. O empurrão eléctrico também se verifica no concorrente, só que a transmissão de engrenagens planetárias enrola, mastiga e desespera, ao não se sentir paralelismo entre o ruído da aceleração e a resposta respectiva. Uma bateria com uma química mais moderna – de iões de lítio e não de níquel-metal, que lhe dá uma superior densidade energética.

Mas não se fica por aqui e refere também que – “Um bom compromisso na dinâmica entre conforto e eficácia é uma importante mais-valia deste crossover coreano”.

E este consegue ter sempre uma resposta mais directa e imediata ás instruções do condutor, cortesia (não nos cansamos de apontar) da caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades, que conta ainda, com patilhas de passagem manual/sequencial atrás do volante.

Existe a possibilidade de seleccionar o modo de condução mais ecológico ou desportivo, e como em qualquer híbrido, a travagem regenerativa permite enviar energia de volta à bateria.

Ecrãs tácteis, instrumentação digital configurável, mostradores específicos dos sistemas de propulsão híbridos com iluminação em azul a imperar em diversos detalhes de todo o habitáculo, lembrando que estamos diante um automóvel de vocação ecológica.

A posição baixa em que a bateria se encontra montada no Niro proporciona um bom comportamento em curva, sem demasiados movimentos transversais da carroçaria.

Mais espaço, bagageira maior e melhor condução vão ser vantagens difíceis de anular pela concorrência.

O interior do Niro revela zelo na sua construção e vistas mais arejadas para o seu exterior.

Mais 6 cms na distância entre eixos e na altura ao solo com 16 cm contra 14.5 cm do seu concorrente, o que faz com que o Kia Niro conquiste vantagens que se alargam quando se medem os interiores do habitáculo. Tem mais 5 cm para os passageiros traseiros que também tem uma entrada no veículo mais confortável do que o concorrente, que peca também por não dispor de saídas de ventilação para trás. O Kia preocupa-se bastante mais com o bem estar de quem viaja na segunda fila, nova superioridade ao oferecer mais 7 cm em largura (!) e 8 cm em altura (!!) atrás, mas também nos bancos dianteiros, todas as medidas dão vantagem ao Niro.

E para continuar o porta-bagagens é o mais amplo (401 vs 377 litros)

Resumindo – “Caixa automática de 6 velocidades que faz toda a diferença, mais 5 cm para as pernas e 8 cm em altura, informações completas do sistema híbrido no ecrã, porta bagagens mais amplo face à concorrência”

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